Governo Federal e Fundação Lego celebram parceria para investimentos no Criança Feliz

OMinistério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social (SEDS), assinou um Protocolo de Intenções com a Fundação LEGO, organização filantrópica internacional que investe e co-cria projetos e programas com parceiros em todo o mundo para redefinir as brincadeiras e repensar a aprendizagem.

“A LEGO Foundation tem acompanhado o desenvolvimento do Criança Feliz, que se tornou um dos mais ambiciosos programas de visita domiciliar do mundo, e agradecemos o compromisso do Governo do Brasil em continuar melhorando a qualidade do programa. Temos certeza de que, com isso, estaremos ampliando a possibilidade de transformar positivamente a vida de milhões de crianças no Brasil”, afirma da vice-presidente da Fundação LEGO e Chefe de Programas Globais, Sarah Bouchie.

“Estamos empenhados em construir um futuro onde as crianças sejam equipadas com a variedade de habilidades que apoiarão seu desenvolvimento holístico. Nossa pesquisa mostra que brincar é um processo envolvente e motivador por meio do qual as crianças aprendem, desenvolvem alternativas criativas para se conectar positivamente às situações cotidianas ”, acrescenta Sarah.

Aprimoramento do Criança Feliz

Para o secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz, o convênio traz para o programa a expertise da Fundação LEGO no desenvolvimento de ferramentas para promover o raciocínio, a criatividade e a imaginação das crianças. “Essa parceria vai nos apoiar no aprimoramento do Criança Feliz e vai qualificar a formação de profissionais. Isso é fundamental para que possam orientar e acompanhar as famílias atendidas e atingir os objetivos dos estados e municípios no desenvolvimento da primeira infância, na parentalidade positiva e no fortalecimento do vínculo entre cuidadores e filhos.”

Além de aprimorar conteúdos e materiais de apoio às visitas domiciliares e à qualificação dos profissionais do programa, o acordo prevê a criação de ferramentas específicas para famílias com crianças com atraso de desenvolvimento e povos e comunidades tradicionais, respeitando a diversidade cultural. Outro objetivo é auxiliar na garantia da qualidade do programa durante a expansão pelo Brasil. A LEGO Foundation já apóia projetos semelhantes em outros países, como Butão, Guatemala, Ruanda, Sérvia e Zâmbia.

O programa Criança Feliz completou quatro anos em outubro de 2020 e tem mais de um milhão de visitantes. São mais de 898 mil crianças atendidas, 881 mil famílias acompanhadas e 202 mil gestantes atendidas em 2.783 municípios de todas as unidades federativas do Brasil.