Entenda como os brinquedos podem estimular o raciocínio lógico infantil

Foi-se a época em que brincar era considerado mera distração! Hoje, já se sabe que a atividade é essencial à criança, por contribuir ao seu desenvolvimento em várias formas. O raciocínio lógico infantil é um desses ganhos e deve ser estimulado desde cedo, de modo que a garotada consiga levar uma vida favorável e com o máximo de proveito cognitivo.

Ou seja: dá para estimular a inteligência dos nossos pequenos com muita diversão, sem a necessidade de adotar técnicas monótonas. Não é demais, isso?

Quer aprender como contribuir com esse ganho? Então, siga aqui com a gente!

A importância dos brinquedos no desenvolvimento infantil

Se você nos acompanha há um tempo, já deve ter nos visto abordando, algumas vezes, sobre a importância da brincadeira! Cada jogo ou atividade lúdica contribui para o desenvolvimento saudável da criançada. E olha: são tantos ganhos, que mal cabem na lista! Mas veja os principais:

  • aumento da criatividade;
  • ganho de empatia;
  • maior resistência à frustração;
  • organização das emoções;
  • coordenação do pensamento;
  • estímulo ao raciocínio lógico.

Ter preocupação com isso tudo, ainda durante os primeiros anos da infância, é primordial. É nesse período que a garotada tem o potencial neurológico mais receptivo para assimilar informações. Com isso, são mais suscetíveis a receber estímulos que contribuam para sua completa evolução.

Isso é tão importante que, aqui, temos a filosofia do #modobrincar. Justamente para conscientizar os adultos sobre a necessidade de dedicar alguns minutos do dia ou da semana para a criança.

8 brinquedos que ajudam a estimular o raciocínio lógico infantil

Que tal conhecer os melhores brinquedos para contribuir para o crescimento daquela pessoinha tão importante para você? Dê uma olhada nas sugestões!

1. Massinhas para modelar

Com suas cores e texturas, a massinha para modelar estimula capacidade sensorial, habilidade motora, criatividade, imaginação e concentração. A cada molde, um novo efeito! E imagina o encanto que misturar tonalidades provoca! O vermelho com o amarelo resulta no laranja. Já o vermelho com azul tem como consequência o roxo.

Dentro de cada cabeça, os neurônios fazem a festa! Isso tudo ajuda a construir o raciocínio lógico, que será benéfico mais tarde.

E se você estiver com tempo, #ficaadica para a brincadeira: ensine formas geométricas a cada criação e proponha que o pequeno faça a soma e a subtração, caso a criança já tenha construído o conceito de número.

2. Quebra-cabeças

Por trabalhar concentração, estratégia e, quase literalmente, rachar a cuca de tanto pensar, o quebra-cabeça também é um ótimo estímulo. Uma dica bacana, aqui, é investir naqueles temas que mais atraem cada criança.

Star WarspetsFrozendinossaurosHarry Potter, flores, carros: fica até difícil escolher o mais interessante! Também tenha atenção à indicação da faixa etária, já que um desafio extremamente difícil pode ter efeito contrário e desmotivar a meninada!

3. Jogos da memória

Essa é outra excelente brincadeira para estimular o raciocínio lógico infantil! O jogo da memória é um dos mais conhecidos nas diversões, mas nem todo mundo sabe dos seus benefícios. Ele aumenta a capacidade de pensar, de se concentrar e, claro, de memorizar. Todos esses ganhos serão muito importantes durante toda a aprendizagem escolar!

Assim como os quebra-cabeças, os jogos da memória também podem ser escolhidos por temas e faixa etária. Isso tudo ajuda a criança a ter mais interesse em participar.

4. Jogos de bloco/LEGO

Coloridos e de várias figuras geométricas, os blocos de montar ampliam a percepção para as formas e o raciocínio abstrato. A criança precisa combinar peças e programar construções, de modo a ter no resultado uma composição lógica e criativa. Além disso, pelo fato de não haver regras, as experimentações são muitas, o que dá a chance de conseguir inúmeras criações.

5. Jogos de tabuleiro

São vários tipos de jogos de tabuleiro e cada qual tem um jeito especial de desenvolver o raciocínio estratégico. Podem, por exemplo, ajudar a identificar padrões, estimulando o cérebro a perceber similaridades e diferenças. Eles também levam a elaborar técnicas para alcançar a vitória, fazendo com que a criança pense de diversas formas.

E que tal unir o útil ao agradável e fazer um momento em família? Não importa se são jogos clássicos ou modernos: todos têm poder de curtição! Sem contar que essa é uma maneira de estreitar ainda mais os laços de todos, não acha?

6. Leitura

raciocínio lógico infantil

Ler é uma das atividades que ajudam no desenvolvimento infantil, sendo de grande importância para a meninada. Contribui para a aquisição de vocabulário, o conhecimento sobre o mundo, a imaginação, a formação de empatia, a assimilação da gramática correta, a construção de opiniões, o aumento do senso crítico, a interpretação de texto e a análise de fatos.

Para que exista o interesse da criança, a primeira dica é influenciar por meio dos seus próprios hábitos. Tenha livros e os leia, em especial, quando estiver por perto dela. Tenha, ainda, pequenas histórias infantis e as conte antes de ela ir dormir.

Outra ideia é dar livros de presente. Antes da alfabetização, você pode investir naqueles que têm apenas imagens. Esse estímulo já ajuda a criar e a ordenar a história dentro da mente. Com o tempo, passe para gibis, até chegar aos livros juvenis.

7. Jogos eletrônicos

Os jogos eletrônicos não precisam ser abolidos. Eles são muito úteis, contanto que haja moderação. Assim, jogos no celular e tablet podem ser baixados para promover o aumento do raciocínio lógico infantil. O Meu Solzinho, por exemplo, é um aplicativo que conta com vários games inteligentes, tornando a diversão garantida.

Jogos para Playstation e XBox One também são ótimos e cada um tem vantagens para o crescimento infantil. Entre elas, treino de coordenação motora, estímulo do pensamento rápido, aumento do poder de tomar decisões, desenvolvimento da inteligência emocional e fortalecimento da concentração.

8. Xadrez

A prática do xadrez desenvolve o raciocínio estratégico, matemático, lógico, a atenção e o pensamento crítico. Aprender a jogar ainda na infância contribui para que a garotada se torne mais inteligente, tenha o Q.I. mais alto e adquira mais facilidade para a aprendizagem escolar. Assim, invista em um tabuleiro e incentive todos a gostar desse jogo tão rico em benefícios!

Agora que você sabe das principais brincadeiras para estimular o raciocínio lógico infantil, não deixe de investir nisso e de favorecer o bom desenvolvimento da criançada, combinado? Tenha alguns desses jogos e aproveite para curtir um tempo de qualidade, brincando junto!

Ah! Para facilitar a procura de algo bem bacana, acesse o site da Ri Happy! Você pode escolher o brinquedo que quiser e comprar no conforto da sua casa! Legal, né?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat